terça-feira, 7 de novembro de 2017

MEDICINA ORTOMOLECULAR


No meio artístico não se fala em outra coisa, senão no regime que enxugou 17 kg de Solange Couto, 5 kg de Giovanna Antonelli, 3,5 kg de Juliana Knust e 8 kg de Priscila Fantin. Como estamos atentos a tudo que possa fazer bem a sua saúde, preparamos essa matéria para ajudá-los a esclarecer os prós e os contras desse plano alimentar. Vamos lá?

Como Tudo Começou?

Segundo o nutrólogo e ortomolecular Helion Póvoa Filho, do Rio de Janeiro, o termo medicina ortomolecular foi usado pela primeira vez pelo cientista Linus Pauling, nos anos 60. De acordo com Linus, que foi indicado para o prêmio Nobel de Química e da Paz, esta seria a maior conquista da medicina dos últimos anos e consistiria no uso de substâncias naturais, ou seja, vitaminas, minerais, aminoácidos e fitoterápicos para promover o reequilíbrio químico do organismo.

Pouco Tempo Depois....

"Surgiu à teoria dos radicais livres, moléculas altamente nocivas à saúde causadas pela excessiva ingestão de gorduras animais (exceto peixes), álcool, fumo e principalmente devido ao estresse. Elas seriam responsáveis por inúmeras patologias existentes, como o envelhecimento precoce cutâneo, ocular, muscular, cerebral, pulmonar e cardíaco. Daí é que entra a dieta ortomolecular, que não é indicada simplesmente para emagrecer mas, sim, para retardar o envelhecimento e especialmente a neurodegeneração, causadora do mal de Parkinson e Alzheimer, entre outras doenças", esclarece o médico.

Ou Seja

Trata-se de uma medicina complementar e alternativa, que se baseia na ideia que, há um ambiente nutricional perfeito em nosso organismo e que as doenças refletem deficiências nesse ambiente. O tratamento para as doenças é a correção das deficiências e desequilíbrios baseada na individualidade bioquímica, ou seja, cada paciente tem um tratamento único, baseado nas deficiências do seu organismo.

Há um consenso entre os especialistas, das mais diversas áreas, de que a saúde está diretamente ligada à ingestão das quantidades essenciais de vitaminas, sais minerais e aminoácidos. "Baseada nesse conceito também está à medicina ortomolecular, que há mais de 20 anos vem sendo estudada no Brasil e, desde então, constatou-se a relação entre carência nutricional com dieta alimentar e má absorção dos nutrientes pelo corpo", explica Ademir Carvalho Leite (RJ), endocrinologista, ortomolecular e ph.D. pela Universidade de Los Angeles (EUA).

Como Funciona?

Esse tratamento é feito pelo uso de substâncias naturais ao corpo, como vitaminas, minerais, aminoácidos, micronutrientes e ácidos graxos e tem como princípio a busca do equilíbrio químico do organismo, combatendo os radicais livres que são os prováveis causadores de doenças e do envelhecimento do corpo. Para chegar ao objetivo são utilizadas substâncias antioxidantes.

Restaurar a quantidade de vitaminas e minerais até que eles fiquem em níveis considerados ideais para o organismo é a proposta do tratamento. Segundo o terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio de Janeiro (Sinter-RJ), o tratamento deve ser totalmente personalizado. "A pessoa faz exames para que as carências minerais sejam identificadas e supridas. Cada indivíduo possui um cotidiano diferente e seu organismo também tem características únicas em relação a outras pessoas", observou.

Equilíbrio é Tudo!

A falta de algumas substâncias no organismo pode causar disfunções como a ansiedade, nervosismo, estresse, depressão e outros sintomas desconfortáveis que não são detectados pelos exames convencionais. "O indivíduo pode sentir uma desarmonia no seu organismo, mas não sabe qual é a causa e nem como alterar essa situação. Por isso é essencial estar atento aos sinais do corpo e buscar ajudar especializada para que o incômodo seja eliminado e as doenças sejam prevenidas", apontou Paulo.

De acordo com os estudiosos desta dieta, nenhum outro regime tem a quantidade de nutrientes recomendada para suprir nossas necessidades diárias. Daí a teoria de que para prevenir diversas doenças e ganhar uma pele bonita, unhas fortes e cabelos brilhantes não basta investir 'apenas' nos alimentos in natura, é preciso ir além.

Terapia Polêmica

Há controvérsias no universo da medicina ortomolecular que giram basicamente em torno de dois pontos:

Os métodos utilizados para verificar a presença de nutrientes no organismo – A análise é feita pelo sangue, para checar os níveis de hormônios, colesterol, triglicérides, vitaminas e minerais, e também pelo fio de cabelo ou pelo pubiano, que indicam o teor de metais pesados (encontrados em alimentos contaminados, que oxidam as células causando envelhecimento e doenças) presentes no corpo. A partir do resultado adequa-se a dieta para cada um. Na opinião da dermatologista Denise Steiner (SP), o teste do cabelo é relativo porque a fibra absorve matérias do meio externo, como restos de cosméticos e poluição, não sendo, portanto, suficiente para um diagnóstico certeiro. Resumindo: o teste do cabelo é complementar.

O fato de a medicina ortomolecular não ser reconhecida como especialidade médica no Brasil - Conforme comunicado da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (Abeso), a ortomolecular não é considerada uma área da medicina. As entidades afirmam que não existem evidências científicas de que dietas à base desse tratamento sejam eficazes.

Então...

Diante dos contras, o ideal é não partir para este plano alimentar sem a indicação de um bom profissional. Lembre-se sempre: cada indivíduo precisa de recomendações específicas de acordo com sua idade, estilo de vida e histórico familiar. Por outro lado, o conceito da medicina ortomolecular que prega a importância de se ingerir adequadamente vitaminas e minerais pode e deve ser seguido por todos.

Fica a Dica!

O CFM proíbe a medicina ortomolecular para tratar obesidade e doenças, mas não se opõe quando o objetivo é desintoxicar o organismo de metais pesados, e só. Caso contrário, qualquer denúncia será apurada.


ACOMPANHE A NUTRITION STORE


Curta, comente e não deixar de compartilhar!

ACOMPANHE A NUTRITION STORE:
» Facebook 

» CADASTRE-SE AQUI para adquirir seus produtos pelo menor preço, preço de custo.

» Navegue até a página PROMOÇÕES pois montamos um PACK para nossos clientes que FOCADOS NO EMAGRECIMENTO 

» Navegue até a página PROMOÇÕES pois montamos um PACK para nossos clientes que » FOCADOS NA HIPERTROFIA

CONHEÇA A LINHA DE SUPLEMENTOS DA NHP!!

Os resultados são proporcionais a Energia empregada... Vamos que Vamos!!

CONHEÇA A LINHA DE SUPLEMENTOS DA NHP!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário